O desafio da Gestão da Performance
- Fernando Abrantes
- 4 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

A gestão da performance é sempre um desafio. Muitos executivos têm dificuldades e travas para esta atividade tão importante, o que acaba resultando em processos ruins e muitas vezes desestimuladores. Ao longo de minha carreira como CEO procurei desenvolver um processo que fosse simples, atrativo e motivador. Entendi que o processo de gestão da performance, na realidade tem seu início e sucesso no processo de gestão do capital humano, particularmente na seleção.
Esses dois processos são indissociáveis. Se não tivermos a pessoa certa, no lugar certo, dificilmente teremos a performance desejada. É necessário alinhar as características das pessoas, traduzidas por seu comportamento, preparo profissional e valor natural, com as suas capacidades de realizar, apoiar e criar. Ou seja, harmonizar a performance das pessoas e do negócio, construindo uma relação de causa e efeito.
A gestão da performance deve ser estruturada de forma que seja um fator de motivação e de busca permanente de superação, despertando o sentido de autoestima (buscar a mais valia) e de autoestímulo das pessoas (incentivar a iniciativa), e gerando o senso de autodisciplina (buscar por altos padrões de performance).
O processo de gestão da performance tem 2 pilares: a performance do Agente da Ação, que representa o viés pessoal e a performance da Ação do Agente, que representa o viés estratégico. Para avaliar a performance do Agente da Ação, eu criei um algoritmo que intitulei de Algoritmo de Abrantes, que reúne o conjunto de capacitações e habilidades oriundas relacionadas à palavra EFICÁCIA.

A aferição do estado de prontidão do agente da ação em cada uma destas capacitações e habilidades, relacionado com as dimensões Pensar, Realizar, Controlar e Atitude geram um perfil pessoal.

Já para avaliar a performance da Ação do Agente, desenvolvi o Quadrante de Abrantes. Essa avaliação de viés motivador e analítico é capaz de monitorar a performance da empresa e dos colaboradores e possui duas dimensões: avançar e performar.

A análise de performance deve ser um processo estruturado, com identificação de causas e efeitos, envolvendo pessoas, processos e estratégias. É um processo rico de aprendizado, de tomada de decisões, assim como de aplicação de inovação. Uma empresa que não se conhece, está fadada ao insucesso.
Se você gostou das nossas dicas, acompanhe nosso blog que trará sempre conteúdos inspiradores para você e sua empresa. Na próxima edição, vamos conversar sobre Comunicação e Comprometimento. Até lá!
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