Capital humano: 5 dicas para uma gestão inspiradora
- Fernando Abrantes
- 17 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2022

A solidez, a perenidade e o crescimento de uma empresa estão diretamente conectados com a qualidade, o preparo e a adequação do capital humano, assim como com suas atividades e responsabilidades. E a gestão desse capital é um fator crítico para o sucesso de qualquer empresa e para a formação de líderes inspiradores.
O recrutamento é o ponto de partida, que se qualifica na seleção e se concretiza no treinamento. Por isso, é fundamental que as capacitações e habilidades que cada função demanda estejam muito claras. O descasamento entre estas ações acaba sendo a causa da maioria dos insucessos e decepções.
Infelizmente, nem sempre a teoria e a técnica se refletem na prática. Para atender ao eterno senso de urgência, muitas vezes atropela-se as etapas da contratação. E esse é um erro que acaba por custar muito caro.
Se você quer um time de líderes inspiradores, tome como exemplo as empresas campeãs, que costumam ter seu desempenho atrelado a uma equipe de alta performance. Por isso, valorizam e seguem à risca o protocolo de seleção de seu Capital Humano. E essa é a minha crença: empresas que colocam as pessoas no centro. Que focam em seu potencial e talento, investindo em suas iniciativas e criatividade e tornando-as os grandes protagonistas do seu sucesso.
Mas o que uma empresa baseada em pessoas deve ter?
Nesse primeiro post do nosso blog “Inspire-se”, trazemos 5 dicas que você reavaliar a gestão do capital humano de sua empresa e mudar o botão para começar a formar líderes inspiradores.
DICA 1:
Invista no desenvolvimento da CAPACIDADE BÁSICA de:
· Inspirar a criatividade e a iniciativa de todo seu pessoal, baseado na crença nos indivíduos, na existência de um propósito comum e no preparo.
· Alinhar, ligar e alavancar as atividades empreendedoras e as habilidades individuais, construindo um processo integrado de aprendizado, que gera a cultura organizacional.
· Renovar a si mesma, permanentemente.
DICA 2
Foque na CARACTERÍSTICA de manter:
O senso de propriedade, manifestado sobre tudo aquilo que é feito e fundamental para que se possa inspirar a iniciativa individual.
O senso de autodisciplina, gerado pelo padrão de performance que está dentro de cada um e que permite que se possa alinhar as iniciativas individuais com os objetivos maiores da organização.
A cultura de apoio, capaz de criar um ambiente aberto ao questionamento e tolerante com o fracasso, de modo que as pessoas assumam os riscos de mudar o status quo.
DICA 3
Estabeleça NÍVEIS DE GESTÃO baseados em:
Gestores da Visão, capazes de traz a visão de futuro da organização e responder pela criação das condições de sucesso. São os “líderes institucionais”, que sabem aonde ir e como ir.
Gestores da Estratégia que, conhecendo as características do que vai ser enfrentado e os recursos da organização, criam as condições de superação e efetivação dos objetivos. São os “agentes de capacitação” que sabem o que deve ser feito e as condições para tal.
Gestores da Ação que sabendo o que tem que fazer, fazem as coisas acontecerem. São os “empreendedores da ação”.
DICA 4
Implemente alguns PROCESSOS BÁSICOS:
Empreendedorismo: tendo como objetivo criar e perseguir novas oportunidades, a chave para criar empreendedorismo é definir os papéis de gestão, as relações interpessoais e os processos de capacitação de pessoas. É preciso que todos estejam com a mão na massa, encorajando iniciativas e ajudando quando a performance for abaixo da expectativa.
Integração: aqui, o objetivo é disponibilizar recursos para que as coisas aconteçam. Para conquistar a integração, a chave é criar um senso de identidade organizacional e um ambiente que valorize a colaboração. Todos devem apoiar gerando confiança mútua, respeito, abertura, flexibilidade, responsabilidade e desprendimento.
Renovação: com o objetivo de desafiar para renovar, para criar inovação é preciso a predisposição permanente à superação. Todos devem ter como foco desenvolver este processo nos negócios atuais e futuros.
DICA 5
Desenvolva COMPETÊNCIAS GERENCIAIS baseadas no:
Comportamento definido pela atitude e personalidade
Preparo profissional que tem como base o conhecimento e a experiência
Valor natural manifestado por talento e habilidades
Por fim, tenha sempre em mente que uma gestão do capital humano de excelência baseia-se em deixar claro o que esperamos de cada um como gestor de suas capacitações, da sua atitude e da sua postura. E lembre-se: o maior segredo do sucesso é ter a pessoa certa, no lugar certo, sempre!
Se você gostou das nossas dicas, acompanhe nosso blog que trará sempre conteúdo inspiradores para você e sua empresa. Na próxima edição, vamos conversar sobre Gestão da Performance. Até lá!
Comentários