A Inteligência Competitiva
- Fernando Abrantes
- 15 de ago. de 2022
- 1 min de leitura

A inteligência competitiva é a capacidade de ENTENDER e ANTEVER as mudanças ANTES DOS CONCORRENTES, gerando reposicionamento estratégico e mercadológico.
A inteligência competitiva é um processo baseado em um conjunto de informações decorrentes de ações estruturadas que englobam todos os stakeholders.

A Inteligência Competitiva não é por segmentos, ela é um todo, onde reconhecemos que todas as partes interagem e se interferem, fazendo com que uma visão segmentada seja falha e precária.
O foco é o ambiente de negócio como um todo

Mas a Inteligência Competitiva só é efetiva quando ela fizer parte da cultura da empresa e para tanto, leva tempo e é preciso praticar-se os “3 P”: Prática – Perseverança – Paciência.


A Visão de Futuro traz o “norte magnético”, a Estratégia Clara traz o “caminho” e a Comunicação traz a “cumplicidade”.
A prática da Inteligência Competitiva leva a empresa a um outro patamar de gestão, de posicionamento mercadológico e estratégico e com uma maior capacidade de realização e de antecipação, que é o que faz a diferença.
Com esta prática os executivos tornam-se mais eficazes, tomam decisões mais fundamentadas e trazem um propósito às suas ações e de suas equipes.
Para você ser Inteligente e Competitivo, não complique, veja as coisas de uma forma simples, conheça o seu negócio e o ambiente onde se insere, planeje e haja.
Numa empresa inteligente e competitiva, não existe o “antes tarde do que nunca”, mas sim o “antes cedo e nunca tarde”.
“Mas, nunca esqueça, Inteligência Competitiva e Zona de Conforto, não se falam.’ (Fernando Abrantes)
Se você gostou do que leu e quer saber mais, acesse nosso site www.hdxmm.com.br e entre em contato conosco para conhecer o nosso Programa de Liderança Inspiradora e Transformadora.
Comentários